OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL

1. Sem consumismo: Evite consumir de maneira exagerada, para assim produzir menos lixo. Reutilize produtos, em vez de usar descartáveis. Encaminhe materiais para reciclagem.

2. Embalagem: Diminua o consumo de produtos embalados, reutilize as embalagens ou, pelo menos, recicle-as.

3. Resíduos: Exija que os governos municipais e e as empresas façam tratamento adequado as resíduos. Por exemplo, a instalação de sistema de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos; os aterros sanitários; etc.

4. Água: Mude hábitos de consumo, entre eles, o tempo do banho, o costume de escovar os dentes com a torneira aberta. Não use mangueira como vassoura.

5. Energia: Mude hábitos. Troque as lâmpadas por fluorescentes, não deixa a TV, o rádio e o computador ligados sem que esteja usando-os.

6. Vizinhança: Os alimentos devem ser, sempre que possível, adquiridos diretamente do produtor ou do pequeno fornecedor. Isso reduz a necessidade de transporte e, com isso, a emissão de poluentes e a perda de produtos.

7. Alimentos: Dê preferência aos alimentos orgânicos, que não usam agrotóxicos. Não desperdice alimentos. Compre e cozinhe apenas o necessário.

8. Produção local: Organize-se com familiares, amigos e/ou vizinhos em cooperativas de consumo que estimulem a produção sustentável local e regional.

9. Transporte: Vá a pé, de bicicleta ou de transporte coletivo. Caso os ônibus de sua cidade sejam uma lástima, pressione seus governantes por um transporte de qualidade.

10. Fornecedor: Esteja atento se o fabricante tem postura ecologicamente responsável, ou seja, se ele polui o meio ambiente com a sua atividade.

Jornal O Globo - Economia - 04/03/07

---> Dê sua opinião, sugestão, ou mande seu texto para ser publicado nesta coluna pelo e-mail opiniao@sementeira.com


OUTROS TEXTOS

10 MANDAMENTOS PARA CARNÍVOROS QUE CONVIVEM COM VEGETARIANOS

LIMPEZA COM VINAGRE

SE NÃO QUISER ADOECER

PARADOXO DO TEMPO

FORA DE MODA

PIB NO BUTÃO VIRA FIB, DE FELICIDADE

NORMOSE

MUDE SUA ENERGIA

OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL

desenvolvido por: Aldeiacom